Oficinas 2024 - Cursos EaD-Presencial

  • Professores
  • Rogério Lopes Ferreira |
  • Tais Bogo Monteiro da Silva |
  1. IDENTIFICAÇÃO

Curso: Tecnologia em Gestão do Agronegócio

Ano/Semestre: 2023/2º Turma: 2022/1 Período:

Disciplina: Sistema de Informação Gerencial em Agronegócio Carga Horária Total: 60h

Professores: Alysson Bruno / Taís Bogo Monteiro da Silva

 

  1. EMENTA (PPC)

Definição de informação, de sistemas, de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG).

Análise e organização de sistemas administrativos.

Implantação de SIG dentro de organizações.

Repercussões e mudanças organizacionais.

SIG’s voltados para a administração e o agronegócio.

Sistemas de Informação e o Suporte à Tomada de Decisão.

 

  1. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA (PPC)

Desenvolver senso crítico a respeito da importância dos sistemas de informação na gestão do agronegócio.

 

  1. COMPETÊNCIAS/HABILIDADES

Competências

Habilidades

Conhecer os conceitos, terminologias e princípios da área de TI.

Conhecer os Sistemas de Informações Gerenciais específicos para o agronegócio.

Identificar e compreender as mudanças e implicações organizacionais decorrentes da implantação de sistemas de informação no agronegócio.

Comunicar-se adequadamente usando termos da Tecnologia da Informação.

Utilizar ferramentas de gestão aplicáveis ao agronegócio.

Selecionar os sistemas gerenciais adequados para as necessidades específicas do agronegócio.

Utilizar os sistemas de informação para apoiar a tomada de decisão no agronegócio.

 

  1. MÉTODOS E RECURSOS DIDÁTICOS

Como a disciplina é em EaD, o desenvolvimento se dará em sua maioria de forma não presencial, mediado pela tecnologia, utilizando-se o ambiente de aprendizagem Educ@ da seguinte forma:

  1. Metodologias das aulas – as aulas serão semanais, conforme calendário acadêmico:
  • Momentos presenciais: avaliações A1 e A2 / Exame Final, e ainda, uma a duas aulas (caso seja necessário);
  • Momentos síncronos: via google meet com agendamento antecipado, de 3 a 5 (a depender da necessidade);
  • Momentos assíncronos: via ambiente de aprendizagem educ@, com os materiais didáticos disponibilizados em rotas específicas para cada aula. A rota de aprendizagem será liberada no dia anterior a aula e ficará disponível até o final do semestre, sendo as atividades trabalhadas em ciclos semanais, com prazo de entrega.
  • OBS: todo o material didático será disponibilizado por meio Ambiente Virtual de Aprendizagem – Educ@.

 

  1. Recursos didáticos:
  • Plano de Ensino/Aula – é o documento orientador do trabalho docente e discente, que apresenta o planejamento completo do trabalho a ser desenvolvida na disciplina.
  • Fórum Geral – ficará aberto durante o decorrer do semestre a fim de esclarecimento de dúvidas gerais e informações quanto ao decorrer da disciplina.
  • Rotas de Aprendizagem – onde estarão disponíveis os textos, slides, vídeos e demais materiais elaborados e/ou curados pelos professores da disciplina. Os materiais didáticos estarão distribuídos na rota de cada aula por categoria: material base; material complementar e atividades, sendo que as atividades podem compreender exercício e/ou fórum.
    1. Os textos, slides, vídeos e outros materiais para leitura/visualização serão indicados e deverão ocorrer na semana em que as aulas estão sendo ministradas, conforme orientação no ambiente. Serão utilizados livros das Bibliografias Básica e Complementar, e ainda, outros disponíveis na Biblioteca Virtual. Também poderão ser disponibilizados links com conteúdo variado.
    2. Dentre as atividades que serão propostas estão a elaboração de textos reflexivos, fóruns de discussão, questionários com questões objetivas e dissertativas, roteiros de análise de documentários e/ou vídeos, roteiros de pesquisa em fontes de sites oficiais, seminários e estudo de caso. As atividades poderão ser individuais ou em grupo. As atividades serão trabalhadas em ciclos semanais, valendo frequência e/ou pontuação para compor a média de A1 e A2, com prazo de entrega.
  • Anúncios – serão utilizados para comunicação/informação sobre disponibilização de rotas de aprendizagem, prazos de entrega de atividades e outros que se fizerem necessários.

 

  1. Reflexões e discussões – após as leituras e atividades indicadas, espera-se que identifiquem os conceitos-chave, as ideias principais e as questões relevantes pertinentes à disciplina, construindo assim uma base crítica para subsidiar as atividades propostas.

 

 

 

  1. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Como a avaliação da disciplina constituirá em processo contínuo, sistemático e cumulativo destinado à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados nas aulas, pretende-se desenvolver atividades avaliativas variadas, individual e/ou em grupo, visando proporcionar interação e reflexões compartilhadas entre os discentes, dispostas da seguinte forma:

  1. AVALIAÇÃO A1: será composta de uma prova escrita aplicada em sala de aula e atividades complementares no ambiente de aprendizagem Educ@, totalizando juntos 10,0 pontos.
    1. Atividades diversas – 4,0 pontos;
    2. Prova escrita – 6,0 pontos.
  2. AVALIAÇÃO A2: será composta de uma prova escrita aplicada em sala de aula e atividades complementares no ambiente de aprendizagem Educ@, totalizando juntos 10,0 pontos.
    1. Atividades diversas – 4,0 pontos;
    2. Prova escrita – 6,0 pontos.
  3. EXAME FINAL: será composto de uma prova escrita aplicada em sala de aula no valor de 10,0 (dez) pontos.

As atividades avaliativas valerão até 4,0 (quatro) pontos, compostas de exercícios e trabalhos pontuados. As notas de cada atividade serão distribuídas de acordo com sua relevância e constarão na descrição da atividade.

A prova escrita será elaborada utilizando-se todo o conteúdo abordado até a data da sua aplicação, por etapa. Comporão as provas questões objetivas e discursivas, sendo a quantidade de questões condicionada a quantidade de conteúdo no decurso do bimestre letivo. Constará na prova a pontuação pertinente a cada item trabalhado.

 

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AULA

DATA

CONTEÚDO

AULA

1

05/08

Apresentação da disciplina. Definição de Sistema e Empresa.

Google Meet / Educ@

2

12/08

Introdução aos sistemas de informação.

Educ@

3

19/08

Análise e organização de sistemas administrativos.

Educ@

4

26/08

Interação com SIG com a Decisão. Abordagem Estratégica, tática e operacional.

Google Meet / Educ@

5

02/09

Sistemas de Informação para o Agronegócio.

Educ@

6

09/09

Conceitos de Desenvolvimento e Fases do Desenvolvimento.

Educ@

7

16/09

Métodos alternativos e aquisição de Sistemas Prontos.

Educ@

8

23/09

Revisão

Google Meet / Educ@

9

30/09

Avaliação A1

Presencial

10

07/10

Estruturação e Implantação de SIG

Educ@

11

14/10

Gestão do Conhecimento Organizacional

Educ@

12

21/10

Panorama da Oferta de Software para o Agronegócio.

Google Meet / Educ@

13

28/10

Coordenação e Governança de Sistemas Agroindustriais

Educ@

14

04/11

Tomada de Decisão do Produtor Rural

Educ@

15

11/11

Sistemas de Informação de Gestão e Estratégico.

Google Meet / Educ@

16

18/11

Sistemas de Apoio à Decisão

Educ@

17

25/11

Ecologia global Ética e Responsabilidade Social

Educ@

18

02/12

Revisão

Google Meet / Educ@

19

09/12

Avaliação A2

Presencial

 

  1. DESCRIÇÃO DAS SITUAÇÕES PEDAGÓGICAS FAVORÁVEIS À PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

Os procedimentos metodológicos das aulas foram discutidos em reunião de planejamento com a participação dos professores das demais disciplinas do período com a finalidade de adotar procedimentos semelhantes que possam atender as necessidades de cada disciplina. Nesta perspectiva, pretende-se enriquecer o trabalho interdisciplinar com a postagem/disponibilização de materiais (textos, vídeos, filmes etc) correlatos, bem como a realização de uma atividade interdisciplinar relacionada à Semana Acadêmica ou evento do curso.

 

  1. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TURBAN, E.; RAINER JR., R. K.; POTTER, R.E. Introdução ao sistema de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, A.F. Tecnologia da informação: aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 345 p. RAINER R., R. Kelly; MINHA BIBLIOTECA

CEGIELSKI, C.G. Introdução a sistemas de informação: apoiando e transformando negócios na era da mobilidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 454 p.

JOÃO, B.N. Tecnologia da informação gerencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Disponível: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/31154; PEARSONS

 

  1. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

OBRIEN, J.A. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 3ª edição. Editora Atlas 2011

CORTES, Pedro Luiz. Administração de Sistemas de informação. 1ª edição. Editora Saraiva 2008. MINHA BIBLIOTECA

LAURINDO, F.J. Tecnologia da informação planejamento e gestão de estratégias. 1ª edição. Editora Saraiva.2008 MINHA BIBLIOTECA

NETO, P.L. Qualidade em Tecnologia da Informação. 1ª edição. Editora Altas 2013. VALLE, Gestão da qualidade da informação. Editora FGV 2013

Informações do curso

Treinadores

Rogério Lopes Ferreira

Rogério Lopes Ferreira

Tais Bogo Monteiro da Silva

Tais Bogo Monteiro da Silva